FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ

Nossa História

A Fecomércio Amapá foi criada em 14 de fevereiro de 1991, congregando à época sete sindicatos patronais, com o objetivo de defender e promover os interesses dos associados e empresários locais.

A partir de 1999, outros sindicatos passaram a compor a base da federação, chegando hoje ao número de 12 sindicatos filiados, tornando-a a legítima representante do setor terciário no Estado.

Em 2010, a instituição inaugurou sua sede localizada na Rua Eliezer Levy, centro de Macapá. A ideia do espaço era promover a integração dos sindicatos às ações da Federação.

Criou o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), inaugurou o Anexo Fecomércio para acomodar os seus sindicatos e promoveu o social por meio do Instituto Mulheres Empreendedoras do Bem (MEB).

Mas, com o passar dos anos, os interesses da Fecomércio foram crescendo e focados na representatividade, acessibilidade e valorização de todos os seus associados.

Em 2021, quando a entidade completava 30 anos de existência, a sua Diretoria planejou, aprovou e pôs em prática aquilo que seria o maior projeto já executado: a construção de uma nova sede que possibilitasse alcançar patamares ainda maiores.

O edifício Fecomércio foi inaugurado próximo à sede matriz com o objetivo de integrar as suas próprias ações, garantir acesso da população a serviços e dar mais autossustentabilidade para a entidade.

Por isso, de um total de seis andares e um subsolo, quatro foram locados ao Ministério Público do Estado (MP/AP), ao Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap) e à Cooperativa Sicredi.

Até aqui, a Fecomércio já foi comandada por quatro Presidentes: José Alcolumbre (1991-2000); Manoel Costa (2000-2004); Ladislao Monte (2004-2014); Eliezir Viterbino (2014-2022) e Ladislao Monte (2022-2026).

E, atualmente, a Federação vive e celebra as suas conquistas promovendo cada vez mais os segmentos do comércio, bens, serviços e turismo no Estado do Amapá.

 

Scroll to Top