Instituto Fecomercio
As atividade de comércio e serviços têm papel fundamental para o desenvolvimento da economia local, não apenas pela tendência de crescimento do setor, mas principalmente por ser um importante impulsionador na geração de emprego e renda em nosso Estado, por esta razão, torna-se necessário o acompanhamento do segmento através de indicadores que reflitam a atuação do setor e sua importância no cenário econômico local.
Pensando nisso, a FECOMÉRCIO/AP fundou em 2011 o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio – IPDC, com a missão de produzir e disseminar informações para aperfeiçoar e contribuir com o desenvolvimento do comércio amapaense. Neste sentido, o IPDC tinha como objetivos: Realizar pesquisas e desenvolver estudos, visando sob todos os aspectos, o incremento dos diversos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo no âmbito do estado do Amapá e, Promover programas supervisionados de estágio, na forma da lei, de forma a preservar e fortalecer a interação entre o comércio de bens, serviços e turismo e as instituições de ensino superior, técnico e médio, públicas e privadas, sediadas no estado do Amapá.
Em 2020, visando ampliar o seu alcance e desenvolvimento de suas ações, a diretoria do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) aprovava a mudança estatutária da entidade que agora passava a se chamar Instituto Fecomércio. Entre as mudanças, a inclusão de novas competências e mais autonomia nas tomadas de decisões. Com a mudança, novos serviços passam a ser oferecidos pelo Instituto:
- Realizar pesquisas e desenvolver estudos, projetos, planos e programas, das atividades empresariais nos segmentos: Comércio de bens, serviços e turismo; Indústria; Agropecuária e Extrativismo; Setor Público nos âmbitos municipais, estaduais, federais e internacionais.
- Realizar pesquisas de opinião pública ou privada nos âmbitos: Políticos e/ou eleitorais; Sociais; Culturais; Econômicos; Religiosos; Sanitários; Dentre outros.
- Captar, gerar, armazenar e difundir a informação e o conhecimento necessários ao desenvolvimento dos Setores Produtivos e outros de interesse da comunidade;
- Promover e intermediar programas supervisionados: de estágio e aprendizagem; Organizar e coordenar a execução de ações que visem a melhoria da capacidade tecnológica e gerencial dos setores empresariais por meio de: Cursos; Seminários; Palestras; Encontros e outros eventos.
- Organizar concursos ou processos seletivos para admissão de funcionários: públicos e privados;
- Prestação de serviços de intermediação de profissionais da área de psicologia para avaliação e classificação de candidatos.
Defender os interesses econômicos dos segmentos, contribuindo com o desenvolvimento econômico local, promovendo a visibilidade da Federação do Comércio Bens Serviços e Turismo, executando programas e projetos em diversas áreas. Além disso, o Instituto realiza pesquisas de mercado, cursos de capacitação empresarial e reúne dados e informações importantes para o empresariado local.
1) Realizar pesquisas e desenvolver estudos, projetos, planos e programas, das atividades empresariais nos segmentos: Comércio de bens, serviços e turismo; Indústria; Agropecuária e Extrativismo; Setor Público nos âmbitos municipais, estaduais, federais e internacionais.
2) Realizar pesquisas de opinião pública ou privada nos âmbitos: Políticos e/ou eleitorais; Sociais; Culturais; Econômicos; Religiosos; Sanitários; Dentre outros.
3) Captar, gerar, armazenar e difundir a informação e o conhecimento necessários ao desenvolvimento dos Setores Produtivos e outros de interesse da comunidade;
4) Promover e intermediar programas supervisionados: de estágio e aprendizagem;
5) Organizar e coordenar a execução de ações que visem a melhoria da capacidade tecnológica e gerencial dos setores empresariais por meio de: Cursos; Seminários; Palestras; Encontros e outros eventos.
6) Organizar concursos ou processos seletivos para admissão de funcionários: públicos e privados;
7) Prestação de serviços de intermediação de profissionais da área de psicologia para avaliação e classificação de candidatos.
PRESIDENTE DO INSTITUTO: LADISLAO PEDROSO MONTE
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DIRETOR TÉCNICO: ERIK SANDRO DA CRUZ ROCHA
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DIRETOR ADJUNTO FINANCEIRO: JOSÉ VALDENES DE OLIVEIRA
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DIRETOR ADMINISTRATIVO: FRANCK ELSON PELAS DA SILVA
Beatriz Cardoso
Gerente do Instituto Fecomercio
Beatriz é graduada em Ciências Econômicas, pelo Centro de Ensino Superior do Amapá, e pós graduada em Docência do Ensino Superior. Atualmente, está Gerente Executiva do Instituto Fecomércio e responsável pela coordenação, análise e elaboração de estudos e pesquisas realizados pelo Instituto Fecomércio.
Como cientista econômica, analisa os indicadores da economia e orienta os empresários através de estudos e pesquisas de mercado, fornecendo dados e informações das mais diversas fontes: fatos históricos, estatísticas, cenário político, resultados comerciais anteriores e atuais e o comportamento do consumidor.
A gerente também atua na coordenação de Programa de estágios supervisionados não obrigatórios, contribuindo com a inserção de jovens no mercado de trabalho.
Contato: instituto@fecomercio-ap.com.br
Thiago da Silva Cunha
Assistente administrativo
Contato: estagioif@fecomercio-ap.com.br
Maria Clarice
Estagiária
Promover o desenvolvimento dos negócios, oferecendo dados e serviços com base na excelência.
Ser referência de credibilidade e segurança em nossas ações, transformando e melhorando os negócios.
Desenvolver ações sustentáveis, pautadas na ética, comprometimento e inovação.
Telefone: (96) 981188990
E-mail: instituto@fecomercio-ap.com.br