FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ

Brinquedos lideram opção de presente para o Dia das Crianças

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Estado do Amapá (IPDC), ligado a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio Amapá), realizou entre os dias 24 e 26 de setembro a pesquisa do potencial de compras para o Dia das Crianças. A atividade foi concentrada nas vias de maior fluxo do Centro Comercial de Macapá e ouviu 500 potenciais consumidores.

Entre os dados levantados, a pesquisa apontou que 71% dos macapaenses pretendem presentear nesta data. Na divisão por sexo, o masculino foi o quem demonstrou maior intenção de compra (75% dos entrevistados), já o feminino, têm 68% de intenção de presentear.

Assim como na pesquisa de 2012, os brinquedos terão preferência na hora de presentear, apontado por 68% dos desejam comprar. Em comparação ao ano anterior, essa opção teve um aumento de 10,2% na intenção de compra. Em seguida aparece as peças de vestuário (18,5%), vídeo game (17%) e celular, com 12%.

De acordo com o perfil dos entrevistados, pode-se observar algumas particularidades, como por exemplo, a intenção de presentear com vestuário, é maior no público feminino (24%), contra 13% do público masculino. Já a intuito de presentear com vídeo game é predominante no sexo masculino, com 22%, contra 13% do feminino.

A média de gasto com presentes será de R$ 158,00. Apesar dessa média, verificou-se que 11% pretende gastar até R$ 50,00, 26% entre R$ 101,00 e 150,00, e 20% dos que pretendem presentear vão gastar acima de R$ 400,00, representado principalmente por aqueles que pretendem comprar celular e vídeo game.

A forma de pagamento mais utilizada será o pagamento à vista, com dinheiro ou cartão de débito (66%), em seguida, o cartão de crédito (27%).

Como já é de costume, a população macapaense dará preferência ao centro comercial para fazer as compras (64%), em seguida, estão as lojas de shopping center (22%), loja de departamento (13%) e lojas de bairro (12%). O comércio poderá se preparar para um maior fluxo de consumidores na sexta e no sábado que antecedem o Dia das Crianças, esses dias foram apontados pelos consumidores como o dia preferido para fazer a compra do presente. Os empresários devem estar atentos aos motivos que levam os consumidores a entrarem nas lojas, a maioria será atraída pelos preços (37%), pelas promoções (36%) e pela vitrine (29%).

Gecom/Fecomércio Amapá

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