FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ

Dia das Mães deve movimentar R$ 30 milhões no comércio local, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio

O resultado positivo para o segmento que é o principal impulsionador de emprego e renda do Estado.

O Instituto Fecomércio realizou uma pesquisa de intenção de compras para medir o interesse dos consumidores macapaenses no Dia das Mães e revelou que 85% deles vão às compras, o que deve movimentar R$ 30 milhões no comércio local.

De acordo com a Gerente do Instituto, Beatriz Cardoso, é sempre importante conhecer como o consumidor pretende se comportar em relação a data. “Conhecer o perfil do consumidor nesta data é de fundamental importância, principalmente por ser considerada a segunda melhor data para o comércio varejista”, comentou.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 25 de abril, com 400 potenciais consumidores, que também mostrou que 58% pretendem comprar um presente, 30% farão a aquisição de até dois presentes enquanto 8% desejam comprar até três itens. “Esse resultado revela que não será apenas a homenageada (mãe) que irá receber presente, pois nesta data é bastante comum presentear esposa, avó, sogra e outras mães do núcleo familiar”, pontuou Beatriz Cardoso.

Produtos mais procurados
Entre os itens mais procurados estão perfumaria e higiene pessoal com 44%; vestuário com 33%; calçados com 20%; joia e relógio com 16% e bolsas e carteiras com 13%.

Valor gasto e forma de pagamento
Para adquirir os presentes, 24% dos macapaenses disseram que irão gastar até R$ 100,00; 40% gastarão entre R$ 101,00 e R$ 200,00; e os que desejam gastar entre R$ 201,00 até R$ 300,00 somam 16%. As compras acima de R$ 300,00 correspondem a 21% das expectativas.

Com isso, o ticket médio por presente será de R$ 113,00. A forma de pagamento mais apontada foi de pagamento à vista com dinheiro com 38%, cartão de débito com 17% e PIX com 14%. Já as compras parceladas no cartão de crédito representam 30% de intenção, e 1% deseja comprar no crediário/carnê/boleto.

Local de compra
O centro comercial receberá a maior parcela de consumidores, apontado como local de preferência por 58% dos entrevistados; as lojas de shopping center despontam em segundo lugar com 17%; lojas de bairro e galerias aparecem com 12%; já para 10% o presente da mamãe será encomendado.

Outro dado levantado revela que 94% dos entrevistados vão comemorar a data, sendo que a maioria, 50%, vai comemorar em casa; enquanto 40% celebrarão na casa de familiares ou amigos e 5% pretendem ir ao restaurante.

Scroll to Top