Empresários estão otimistas para o aumento das vendas de material escolar em 2022
A pesquisa busca avaliar as tendências do setor, quanto ao período de maior incidência de compras de material escolar, com o início do período letivo.
A volta às aulas está movimentando o comércio local neste início de semestre, segundo prevê a pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio, realizada nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro.
O levantamento mostrou que 52% dos empresários do ramo de papelaria, escritório e escolares apostam no aumento de vendas e que o período será melhor que o ano anterior. Segundo o Instituto Fecomércio, esse sentimento é estimulado pela retomada gradual das atividades presenciais nas escolas.
Para 16% dos entrevistados o rendimento será igual ao ano anterior. Por outro lado, 32% acreditam que as vendas serão piores, devido ao adiamento das aulas 100% presenciais nas unidades de ensino nos últimos dois anos
Ações
A pesquisa ainda ouviu as principais estratégias adotadas pelos empresários para impulsionar as vendas. Para 40%, a aposta será em ofertas de promoções e descontos especiais aos consumidores; 20% investirão em mercadorias diversificadas para atrair a clientela; e 15% pretendem investir em novos sistemas de vendas como delivery, driver thru, e entre outros.
Pandemia
De acordo com o Instituto Fecomércio, o setor de papelaria foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, onde precisou se reinventar e criar novas formas de comercializar o seus produtos.
Ouvidos pela pesquisa, 44% dos empresários disseram que passaram a utilizar novas plataformas para divulgar e comercializar as mercadorias, além de implantar novos canais de vendas. Para 22%, a pandemia trouxe um efeito negativo para o setor, e 16% precisaram reduzir o quadro de funcionários.