Uma das coisas mais importantes na gestão de um negócio é, sem dúvida, o fluxo de caixa – um instrumento que as empresas usam para ter um melhor controle financeiro, projetando para períodos futuros como será a sua entrada e saída de dinheiro.
É o fluxo de caixa que permitirá uma melhor noção da saúde financeira da empresa por parte dos gestores, servindo de indicação para tomada de decisões e medidas que podem interferir positivamente no equilíbrio do caixa da empresa a médio e longo prazo.
Confira as dicas:
1- Um bom fluxo de caixa precisa de atualização constante
Como as finanças da sua empresa não vão ficar paradas (ao menos alguns gastos sempre vão existir), é necessário alimentar o fluxo de caixa constantemente, registrando cada movimentação que envolve tanto entrada quanto saída de dinheiro. Por isso, mesmo que você gaste R$ 2,00 com compra de algum material de escritório, coloque na lista de gastos especificando em que categoria da empresa isto foi investido. Se o lucro for de apenas R$ 1,00 em um produto, também registre na conta. Tudo precisa ser contabilizado para que você tenha real conhecimento dos gastos ou ganhos da empresa.]
2- Sempre faça consultas antes de tomar suas decisões
Como o fluxo de caixa serve como uma espécie de projeção para o futuro, acompanhar o dia a dia da movimentação financeira vai te ajudar a escolher os melhores caminhos para investir ou cortar custos. Use esta ferramenta como uma bússola e sempre consulte as informações ali contidas para apoiar o processo de tomada de decisões que tenham relação com a parte financeira da empresa. Com isso você ganha fôlego para crescer em cenários futuros e evita situações que podem prejudicar o seu orçamento e a lucratividade do seu negócio.
3- Planeje a longo prazo
Se você acompanhar de perto seu fluxo de caixa, vai saber não só a situação atual da empresa, mas também o que está por vir. E ainda que esteja passando por momentos de crise, este tipo de conhecimento vai ser fundamental para que possa melhorar a situação daqui a algum tempo. Mudar atitudes – tanto relacionadas à oportunidades de negócios como de gastos, cortes ou redução de despesas e desperdícios – para equilibrar as contas e estar estruturado a longo prazo é uma ótima maneira de garantir a sobrevivência da sua empresa!
4- Conte com um bom controle financeiro
Uma planilha para controlar o seu fluxo de caixa já é um bom começo, mas um sistema pode facilitar as coisas ainda mais e evitar erros! Além disto, um software de gestão financeira integrado é capaz de otimizar diversas áreas da empresa, como estoque, vendas e emissão de NF-e. Isso ajuda a melhorar os processos, fugir de prejuízos e até mesmo evitar desperdícios que poderiam ser revertidos em melhorias para a sua empresa. Por isso, não espere mais, conheça o Sage Start e assuma logo o controle da sua empresa.