FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ

Pesquisa revela que Páscoa deverá movimentar R$ 12 milhões no comércio de Macapá

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O Sistema Fecomércio Amapá, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Estado do Amapá (IPDC), realizou no início do mês de abril a pesquisa de intenção de compras do consumidor macapaense para a Páscoa de 2019 e constatou que 72% da população pretende ir às compras.

Durante a pesquisa, os entrevistados responderam a questões como valor que pretendem gastar para a data, itens de maior procura, formas de pagamento e locais para as compras. Além disso, informaram também a pretensão de viagens no período festivo.

A pesquisa apontou que 72% dos consumidores amapaenses pretendem comprar algum produto na Páscoa. Em 2018, 74% dos entrevistados pretendiam ir às compras na Páscoa.  Apesar da pesquisa apontar diminuição na intenção de compra, comparado ao ano anterior, o tíquete médio passou de R$ 58,00 para R$ 63,00, um dado positivo para o comércio.

Produtos mais procurados

Entre os que têm a intenção de comprar chocolates, os ovos industrializados devem continuar sendo as mercadorias mais procuradas pelos consumidores durante a Páscoa (41%); seguido dos ovos caseiros (29%); caixas de bombons (17%). As barras de chocolates representam, por sua vez, 7% do total da intenção de consumo dos entrevistados.

Locais de compra

Como local de compras, a preferência será pelos supermercados (54%), seguido de encomendas, com 24%; e mercantis de bairros (7%).

Forma de pagamento

Com relação à forma de pagamento das compras, a maioria dos consumidores tem como objetivo pagá-las à vista, em dinheiro ou no cartão de débito. Essas opções foram as mais citadas (84%) pelos entrevistados, seguidas pela compra parcelada no cartão de crédito parcelado ou rotativo (15%). É importante frisar que os consumidores estão pouco dispostos a se endividar, procurando realizar a maioria de suas compras à vista.

 

Confira no link abaixo a pesquisa na íntegra

 

Fonte: IPDC/AP

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