FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ

Pesquisa prevê movimentação de R$ 23 milhões para o Dia nos Namorados no comércio de Macapá

Compartilhe essa publicação:

O Instituto Fecomércio ouviu 400 pessoas na capital amapaense que também disseram gastar, em média, R$ 130,00 por presente.

Da Redação

A data mais romântica do calendário está próxima e, com isso, o comércio de Macapá começa a se movimentar. Pensando nisso, o Instituto Fecomércio realizou uma pesquisa para medir a intenção e o comportamento dos consumidores para o Dia dos Namorados que prevê uma movimentação de R$ 23 milhões na economia local.

“Desta forma a pesquisa proporcionará aos comerciantes, empreendedores e aos meios de comunicação social, as tendências do mercado que servem como fonte de informações do negócio local, no que se refere às necessidades e expectativas dos consumidores”, disse a Gerente Executiva do Instituto Fecomércio, Beatriz Cardoso.

O público-alvo da pesquisa foram consumidores da capital amapaense, entrevistados no período de 24 de maio a 03 de junho. Para 55% deles, a data será uma excelente oportunidade de comprar presentes. Os homens são os mais decididos a presentear, apontados com 56%, enquanto 43% do público feminino tem intenção de comprar.

Entre os consumidores que vão às compras, os itens de perfumaria e cosméticos aparecem em primeiro lugar na preferência com 37%, seguido roupas com 30%; joias e relógios com 15%; calçados com 14% e acessórios de vestuário (bolsa, carteira, cinto) que aparecem com 10%.

Ticket médio
Quanto ao valor que os macapaenses pretendem gastar com os presentes, a pesquisa constatou que o valor médio do presente será de R$ 130,00.
Dos consumidores que irão presentear, 30% disse gastar até R$ 100,00 com os itens. 40% pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00; 20% desejam desembolsar entre R$ 201,00 e R$ 300; e 10% deseja gastar acima de R$ 300,00.

Forma de pagamento
Em relação à modalidade de pagamento, as compras à vista no dinheiro, débito ou pix, ficaram em primeiro lugar de intenções, sendo a resposta de 70% dos entrevistados. Outros 30% apontaram o pagamento no cartão de crédito ou parcelado como forma de pagamento.

Local de compra
O centro comercial vai ser o local escolhido por 52% dos entrevistados, seguido pelas lojas de shopping centers, com 20% de preferência. Já 15% pretendem encomendar o presente e 5% comprarão pela internet.

Outras formas de comemorar
Almoço ou jantar fora de casa será uma excelente opção para 68% dos consumidores que pretendem comemorar a data; enquanto um almoço ou jantar especial em casa aparece em segundo lugar com 15%. Já 9% disseram preparar um café especial em casa, e 3% pretendem sair para passear.

Rolar para cima