FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ

PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS PARA O DIA DOS PAIS 2023

Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio apontou que 70% dos consumidores
entrevistados pretendem presentear no dia dos pais, essa intenção de compras deve
movimentar o comércio local nesta semana, com muitos consumidores indo em busca
de presentes.
Além de comprar presentes, 74% dos entrevistados pretendem comemorar a data.
Itens de Vestuário, Perfumaria e cosméticos, relógio, acessórios de vestuário e
calçados, lideram a preferência do consumidor
Os produtos mais procurados pelo consumidor macapaense, segundo a pesquisa
serão: vestuário (42%); Perfumaria e cosméticos (30%); calçados (15%); relógio (10%)
e material esportivo (8%).
Para a compra dos presentes, 32% dos consumidores pretende até R$ 100,00. Já 40%
pretende gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00. Aqueles que desejam gastar mais de R$
200,00 somam 28%.
O ticket médio gasto com presentes, de acordo com o levantamento, será de R$
120,00. Cerca de 20% dos entrevistados, revelaram que pretendem comprar pelo
menos dois presentes nesta data, homenageando não apenas o genitor, mas também,
outras figuras paternas do núcleo familiar.
Em relação as comemorações, seja com café da manhã, almoço, jantar ou passeio, as
famílias também terão desembolso, movimentando principalmente o segmento de
gêneros alimentícios, como supermercados, minimercados e restaurantes. Neste
sentido, a pesquisa apontou que 70% dos entrevistados pretendem gastar em até R$
200,00 comemorando o dia dos pais.
O consumidor também dará preferência ao pagamento à vista, utilizando dinheiro, pix
ou cartão de débito (70%) e 30% pretende utilizar o cartão de crédito para parcelar as
compras.
Com base nos valores apurados com intenção de gasto, estima-se um movimento de
25 milhões com as compras de presentes para o dia dos pais.
60% dos Entrevistados pretendem realizar suas compras no Centro Comercial e 17%
vai optar por lojas de Shopping Center. 7% comprou ou pretende comprar pela internet
e 8% em lojas de bairro.

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