FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ

Empresários estão otimistas para o aumento das vendas de material escolar em 2022

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A pesquisa busca avaliar as tendências do setor, quanto ao período de maior incidência de compras de material escolar, com o início do período letivo.

 

A voltas às aulas está movimentando o comércio local neste início de semestre, segundo prevê a pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio, realizada nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro.

O levantamento mostrou que 52% dos empresários do ramo de papelaria, escritório e escolares apostam no aumento de vendas e que o período será melhor que o ano anterior. Segundo o Instituto Fecomércio, esse sentimento é estimulado pela retomada gradual das atividades presenciais nas escolas.

Para 16% dos entrevistados o rendimento será igual ao ano anterior. Por outro lado, 32% acreditam que as vendas serão piores, devido ao adiamento das aulas 100% presenciais nas unidades de ensino nos últimos dois anos.

“A pesquisa mostrou, mais uma vez, o otimismo dos empresários para a movimentação no comércio nesse início de ano com a volta às aulas. E também, revelou que os estabelecimentos estão cientes do que devem fazer para concorrer com o comércio on-line e chamar a atenção dos consumidores”, pontuou o Presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Eliezir Viterbino.

Ações

A pesquisa ainda ouviu as principais estratégias adotadas pelos empresários para impulsionar as vendas. Para 40%, a aposta será em ofertas de promoções e descontos especiais aos consumidores; 20% investirão em mercadorias diversificadas para atrair a clientela; e 15% pretendem investir em novos sistemas de vendas como delivery, driver thru, e entre outros.

Pandemia

De acordo com o Instituto Fecomércio, o setor de papelaria foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, onde precisou se reinventar e criar novas formas de comercializar o seus produtos de produtos.

Ouvidos pela pesquisa, 44% dos empresários disseram que passaram a utilizar novas plataformas para divulgar e comercializar as mercadorias, além de implantar novos canais de vendas. Para 22%, a pandemia trouxe um efeito negativo para o setor, e 16% precisaram reduzir o quadro de funcionários.

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