O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-AP realizou na última quinta-feira (19) o lançamento do livro “Comércio do Amapá – A história”. Na ocasião, seis grupos empresariais amapaenses receberam homenagens representando as demais personalidades do livro.
O lançamento aconteceu durante um grande jantar, onde as famílias tiveram a oportunidade de serem apresentadas, em primeira mão, a obra literária que conta origem da história do comércio amapaense.
Para representar de forma simbólica as famílias empresariais do Estado, os grupos: Monte, Alcolumbre, Amauto, Sapataria Líder, Sorveteria Macapá e Santa Helena receberam prêmios e a entrega especial do livro “Comércio do Amapá – A história”.
“Nossa intenção é mostrar o quanto o significa a luta e o trabalho dessas famílias para a economia e história do nosso Estado. Devemos reconhecer e valorizar ainda mais esta preciosa e digna profissão que é a do Empresário ou a do comerciante”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio Amapá, Eliezir Viterbino, durante o evento.
O Livro
O livro é a primeira obra literária a ser publicada no Estado contando a origem da história do comércio amapaense. Assinado pelo historiador e jornalista, Edgar Rodrigues, o livro começou a ser idealizado ainda em 2016, ano em que a Fecomércio Amapá comemorou 25 anos de instalação no Estado.
Com 258 páginas, o livro é dividido em várias partes, sendo que a primeira parte conta a história que originou o setor comercial no Amapá. A segunda parte trata sobre fatos curiosos, como o primeiro ônibus a circular na capital e o primeiro refrigerante produzido no Estado.
Na terceira parte da obra, os leitores terão a oportunidade de conhecer as principais entidades do comércio amapaense. Já no quarto capítulo são apresentadas as famílias e empresários que deram origem ao comércio amapaense. No fim do livro é possível encontrar uma rica galeria de imagens.
Inicialmente, apenas 500 exemplares foram impressos. A intenção é que o livro seja distribuído gratuitamente para as famílias homenageadas, entidades públicas e para a biblioteca estadual.
Por Ascom Fecomércio AP