FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ

Páscoa 2022: Pesquisa do Instituto Fecomércio revela otimismo dos empresários para a movimentação no comércio local

Compartilhe essa publicação:

A Páscoa é tradicionalmente celebrada como uma data religiosa, e para a economia é uma das datas de maior movimentação no Comércio. Pensando nisso, o Instituto Fecomércio levantou junto as empresas locais a expectativa das vendas nesse o período.

O resultado revelou otimismo entre os empresários e 73% acredita que as vendas este ano serão melhores que 2021. Para o Instituto, o resultado positivo tem relação com a volta da normalidade após dois anos de restrições no Comércio e o sentimento de segurança na semana santa, com a redução de casos de Covid-19 no Amapá.

Outro ponto destacado é a organização do Comércio para a Páscoa que, com o cancelamento do carnaval, recebeu mais atenção por parte das empresas. Por isso, o que se nota é a preparação antecipada iniciada em fevereiro para receber os consumidores.

As empresas implementaram ações para atrair a clientela, destacando-se: promoções e descontos especiais (31%); investimento em propaganda, decoração e vitrine (28%); diversidade de formas de pagamento, entre elas a utilização do Pix (13%); e variedades de produtos (13%). Além disso, as vendas on-line (7%) seguem como opção para consumidores que desejam comprar sem sair de casa.

Páscoa para o comércio

De acordo com o Instituto, a data fica entre as seis melhores do ano em vendas, e para algumas empresas chega a ser um “segundo natal”, especialmente para aquelas que trabalham com chocolates e pescados.

Pesquisa da CNC

Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que as vendas no varejo brasileiro para a Páscoa deverão chegar a R$ 2,16 bilhões em 2022. Com isso, há a possibilidade de crescimento de 1,9% no volume de vendas em comparação com a mesma data do ano passado, já descontada a inflação.

Veja os números:

Como serão as vendas este ano em relação em 2021?

Melhores………….. 73%

Piores………………. 17%

Iguais………………. 10%

 

Quais as ações aplicadas para incrementar as vendas?

Promoções e descontos especiais …………………………………………. 31%

Investimento em propaganda, decoração e vitrine………………….. 28%

Diversas formas de pagamento……………………………………………… 13%

Diversificação no mix de produtos………………………………………… 13%

Vendas on-line………………………………………………………………………  7%

Foco em produtos mais baratos……………………………………………..   6%

Implementação delivery………………………………………………………….  2%

Scroll to Top