A economia brasileira cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2014 em comparação com os três meses imediatamente anteriores, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados hoje, 30 de maio, pelo IBGE. O resultado revela desaceleração ante os +0,4% do quarto trimestre de 2013. A expectativa média do mercado em relação ao PIB era de alta de 2,0% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A atividade comercial teve queda de 0,1% no primeiro trimestre de 2014, em comparação ao período anterior. Essa foi a primeira queda desde o terceiro trimestre de 2011 (-0,3%), e representou uma desaceleração para +2,2% ante o último trimestre do ano passado (+3,5%). “A participação do comércio no PIB se manteve estável em 10,8% do valor anual adicionado pela produção nacional”, afirmou Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Pela ótica da produção, o destaque do PIB foi a agropecuária que registrou incremento de 3,6%. Pelo lado da demanda, o consumo da administração pública avançou 0,7% no trimestre. Na comparação com o mesmo período de 2013, houve alta de 1,9% sobressaindo-se, novamente, o setor primário (+2,8%) e o consumo da administração pública (+3,4%).
Clique aqui para ver a análise do PIB.
Ascom/CNC